Churrasco na Virada

Para imprimir esta página aperte Ctrl+P

Churrasco da Virada para o Ano Novo


Aperitivos

Azeitona temperada
Em um pote com tampa coloque 300g de azeitona preta chilena, metade da água, meio copo de azeite de oliva, uma colher de sopa de orégano, e um dente de alho esmagado ou bem picadinho. Misture tudo e deixe curtir na geladeira de um dia para o outro.
Queijo
Corte umas 400 g de queijo de minas em cubinhos. Tempere com sal, tabasco (molho de pimenta) ou molho inglês, azeite de oliva e cebolinha picadinha ou manjericão. Misture e sirva ao palito.
Pão Assado
Calcule um pãozinho por pessoa, abra ao meio sem separar, passe uma mistura de manteiga, alho esmagado e óregano. Coloque numa grelha dupla, pincele com o resto da manteiga temperada e leve ao fogo por alguns minutos.
Pra comer com a carne
Salada :

Corte uns 12 tomates bonitos e maduros, em gomos, coloque em uma travessa e tempere com 2 colheres bem cheias de maionese, óregano, um pouco de azeite e sal, misture e deixe descansar por uns 20 min. na geladeira.

Cebola no espeto
Espete algumas cebolas médias, com a casca mas sem a raiz. coloque no fogo e vá virando sempre. Quando amaciar, retire do fogo, tire as cascas, corte em gomos e tempere com sal, bastante azeite e óregano.

Churrasco:
2 Kg de Lingüiça

4 Kg de Costela de Novilho

3 Maminhas de Quilo e meio

1 Saco de Carvão

Sal Grosso ou médio

Farinha de Mandioca


Modo de Preparar

Espete as lingüiças ou coloque em grelha dupla. Peça para o açougueiro cortar a costela em tiras de 8 a 10 cm de largura, prefira a parte central da costela (janela), espete em espetos simples. As maminhas podem ir para a grelha. Se preferir tire um triangulo da parte mais larga da maminha, para ela ficar com jeito de lombo de porco e asse espetada. As aparas use para fazer um tipo de aperitivo, entremeado com cebola e pimentão. Acenda o fogo quando chegar o primeiro convidado , para não correr o risco de aprontar a carne antes do todos chegarem. Assador com horário, achando que é almoço, não se dá bem! Fogo pronto e parelho coloque as lingüiças mais em baixo e as costelas no alto. Asse as costelas com o osso para baixo. Deixe os ossos branquearem e, então vire o lado de cima para o fogo. Se for muito larga deixe assar de lado. Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe - sem exagero - sal grosso ou médio por toda a carne. Volte ao fogo e deixe branquear o sal. Nunca deixe a carne salgada antes de botar no fogo, é carne dura e seca na certa! É hora do uisquinho, cachacinha ou caipira, senão cerveja "mofada". Cuidado com o excesso de aperitivos, senão vai perder a fome na hora do churrasco. Quando a lingüiça estiver dourada coloque o pão para servir junto. Dê um tempo para o pessoal conversar, tomar mais uma, e ficar com fome de novo antes de tirar mais carne. Vá servindo aos poucos, na táboa, para não esfriar, corte (com uma faca boa e afiada) pedaços pequenos ou médios, não muito grandes , que são dificeis de cortar e que esfriam rápido. Evite a farinha de mandioca na táboa, use um prato fundo do lado da mesma. Intercale as bem passadas com as ao ponto (com caldo), para não haver reclamação. Costela tem de ser bem passada, a maminha deve ser cortada quando está rosada e com caldo. Experimente passar um pedaço de pão na táboa e colocar uma cebolinha temperada. Se a carne estiver "meio firme" corte em fatias bem finas, para facilitar a mastigação e minimizar a sacanagem do açougueiro. Cuide do assado até o fim, mantendo as carnes quentes e sem ressecar. Recomenda-se deixar um pedaço para mais tarde, pois depois das saideiras sempre dá uma fominha...

Recomendações:

- Não ficar mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Se faltar fogo, coloque alguns pedaços de carvão, com cuidado, por cima do braseiro, sem deixar muito pó de carvão.


- Deixe a carne aquecer bem antes de salgar. Retire a carne do fogo e espalhe o sal por cima. Só uma vez, a carne quente absorve bem o sal sem ressecar! Se ficar com excesso, bata a carne antes de servir.
Para imprimir esta página aperte Ctrl+P