Ceia de Natal e Churrasco

Para imprimir esta página aperte Ctrl+P
Ceia de Natal Tradicional do Brasileiro




Peru
Leitão
Arroz
Farofa
Castanha
Nozes
Castanhas
Nozes
Salada Tropical
Frutas (em especial as exclusivas do território brasileiro)
Bolinhos de Bacalhau
Vinhos
Champagne
, etc.



Como preparar os pratos da Ceia de Natal




Peru


1 peru
Sal à gosto
Limão à gosto
Bacon em fatias à gosto
Manteiga para untar à gosto

Tempero
1/2 xícara (chá) de suco de limão
sal à gosto
Pimenta-do-reino branca à gosto
1 cebola picada
1 xícara (chá) de cheiro-verde picado
5 dentes de alho picado
600 ml de vinho branco

Recheio
8 colheres (sopa) de manteiga
3 cebolas picadas
20 unidades de castanha cozidas, sem casca
200 gr de uva passa
500 gr de farinha de mandioca crua
sal à gosto
Pimenta-do-reino branca à gosto
2 dentes de alho picados
1 xícaras (chá) de salsinha picada
Miúdos de peru cozidos à gosto


Preparar o Peru
Lave o peru, esfregue nele o limão e sal para tirar qualquer cheiro que tenha. Enxágüe-o bem. Tempere com todos os temperos e deixe-o, já de véspera, na geladeira, de molho nos temperos, virando a cada 4 horas. No dia seguinte, prepare os dois recheios e recheie o peru, com cuidado para não encher demais o papo, costurando, depois, as cavidades. Se sobrar farofa, ela pode ser servida depois, junto com o peru. Prenda as pernas do peru uma na outra, decorando, se gostar, com papel recortado, preso com uma linha. Besunte-o todo com manteiga, coloque-o na assadeira, de papo para cima. Cubra todo o peito com fatias de bacon. Regue com metade do Tempero, passado na peneira. Cubra com um papel alumínio e leve a assar em forno quente. Após uma hora e meia, descubra-o, regue com o caldo da assadeira e volte ao forno ainda coberto. Uma hora depois, descubra-o e deixe até que tome um tom dourado escuro, regando, a cada 15 minutos, com o caldo da assadeira. Se o caldo secar, coloque mais da vinha d'alhos, coada. Recheio Para o papo: Coloque metade da manteiga em uma frigideira grande e alta, deixe derreter e junte 2 cebolas raladas. Refogue. Junte as passas e as castanhas. Refogue um pouco, junte 100 gramas de farinha e mexa para que a farinha absorva os sabores. Tempere com sal a gosto. Para o corpo: Aqueça o restante da manteiga, refogue os miúdos picados (pique finamente), o restante da cebola e o alho. Junte 400 gramas de farinha de mandioca e deixe que doure ligeiramente, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha e cebolinha e desligue o fogo.
Dicas: Se for usar o peru temperado, lave-o e tempere, sem o sal. Siga o restante da receita, normalmente.





Leitão


Ingredientes

- 1 leitão limpo, de cerca de 3 kg
- 4 dentes de alho- 1 colher (café) de segurelha ou tomilho
- 1 colher (café) de alecrim seco
- 2 folhas de louro
- 1/2 xícara (chá) de salsa picada
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- suco de 2 limões
- 1 copo de vinho branco


Para o Pururuca
- 1 lata de óleo



Modo de Preparo
Tempere a peça com todos os temperos de véspera edeixe-a na geladeira, coberta, de um dia para o outro.Leve-o a assar em forno médio, coberto por papelalumínio por 2 horas. Se já estiver cozido (quando, aoenfiar uma faca, não saia sangue), deixe em fogo alto até que esteja dourado, quase marron. Retire-o do forno. Aqueça o óleo numa frigideira, até estar bem quente. Passe gelo sobre toda a pele do leitão e, com cuidado para não se queimar, jogue o óleo quente sobre ele para pururucar. Quase sempre é preciso repetir o processo até que a pele esteja toda pururuca.
Obs.: Se quiser recheado, recheie-o com farofa demiúdos e costure com uma linha dupla, antes de assar.








Arroz

2 xícaras (chá) de Arroz
4 colheres (sopa) de óleo de soja
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
4 xícaras (chá) de água fervente




Modo de Preparo
Meça o arroz e escolha-o, retirando pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto. As boas marcas, praticamente dispensam este processo. Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, a preços acessíveis e que facilita a lavagem. Lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo. Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Junte o óleo. Despeje a cebola e o alho. Deixe fritarem até que a cebola esteja transparentes. Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela. Junte a água fervente. Deixe levantar fervura novamente e coloque sal. Tampe a panela, mas não totalmente, pois a água vai transbordar e sujar o fogão. Deixe uma abertura de um dos lados, como vê na foto. Algumas panelas dispõe de um dispositivo na tampa, como estas que vêem, que permite a saída do vapor e você, nesse caso, pode fechar a tampa sem medo.Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície. Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo. Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.






Dicas
-Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor.
-Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar.
-Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não serve colher).
-Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3 dentes de alho e refogue-o com a cebola.
-Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate (desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado.
-Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau).
-Se gostar do arroz mais duro ou mais papa, diminua ou aumente a quantidade de água.
-Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário.
-Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho. 10 - Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro e, confessamos, isso já nos aconteceu muitas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo.









Farofa



100 gr de bacon picados finamente
100 gr de lingüiça calabresa defumada picados finamente
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca cruaquanto baste de sal
3 colheres (sopa) de salsinha picados finamente
2 ovos cozidos



Modo de Preparo
Numa panela de tamanho adequado à quantidade, coloque o bacon picado para fritar sem óleo (o bacon já tem sua gordura). Acrescente a calabresa na panela. Quando estiver dourado, junte a manteiga e a
cebola picada e refogue por alguns minutos, até que a cebola esteja transparente. Tempere com sal a gosto. Junte a farinha de mandioca e mantenha no fogo, mexendo bem até que a farinha uma coloração típica da farofa (dourada).Um pouco antes de tirar do fogo, junte a salsa e mexa por mais um minuto, com cuidado para não deixar queimar a farinha. Retire do fogo, junte os ovos picados. Importante: Se for congelar a farofa, não coloque os ovos cozidos antes de levá-lo ao freezer, pois os ovos perdem a textura e sabor, ficando a parecer borrachinhas . Deixe para colocá-los na hora de servir, quando aquecer.








Salada Tropical




100 gr de bacon
1/2 lata de milho verde
30 gr de uva passa

200 gr de batata
3 colheres (sopa) de maionese
1/2 lata de abacaxi em calda
200 gr de batata palha



Corte o bacon em quadrados pequenos e frite-os na própria gordura até ficarem crocantes. Retire e deixe secar bem em papel absorvente. Corte o abacaxi em pedaços pequenos e deixe escorrer a calda. Escorra também o milho. Junte todos os ingredientes, menos a batata palha, que deve ser colocada por cima apenas na hora de servir. Dica: Pique alface americana bem fininha e sirva a salada sobre uma cama de alface. Sirva como entrada. Para deixar mais leve: Substitua o bacon por frango defumado ou presunto cru (não precisa fritar) e a maionese por maionese light.





Bolinhos de Bacalhau



600 gr de bacalhau ling demolhados
400 gr de batata cozidas e espremidas
2 dentes de alho amassados
1 gema de ovo
Sal à gosto
Salsinha picada à gosto
Farinha de trigo à gosto
óleo de soja à gosto
1

pimentão vermelho
clara de 1 ovo batida
Coloque o bacalhau em água fervente e deixe levantar fervura. Depois escorra e espere esfriar. Em seguida desfie o bacalhau. Misture as batatas esperemidas, o bacalhau, a gema de ovo, a clara, o alho e a salsinha picada Misture bem e corrija o sal.
Obs: se a massa não estiver dando liga, coloque um pouco de farinha de trigo. Modele os bolinhos. Reserve. Em uma panela coloque o óleo e deixe aquecer. Depois coloque o pimentão e deixe dourar. Depois retire o pimentão e frite os bolinhos de bacalhau.

Salada de Bacalhau: Retire a pele do pimentão e misture com lascas de bacalhau. Tempere com azeite de oliva.






Churrasco de Natal



Aperitivos

Azeitona temperada
Em um pote com tampa coloque 300g de azeitona preta chilena, metade da água, meio copo de azeite de oliva, uma colher de sopa de orégano, e um dente de alho esmagado ou bem picadinho. Misture tudo e deixe curtir na geladeira de um dia para o outro.
QueijoCorte umas 400 g de queijo de minas em cubinhos. Tempere com sal, tabasco (molho de pimenta) ou molho inglês, azeite de oliva e cebolinha picadinha ou manjericão. Misture e sirva ao palito.

Pão Assado
Calcule um pãozinho por pessoa, abra ao meio sem separar, passe uma mistura de manteiga, alho esmagado e óregano. Coloque numa grelha dupla, pincele com o resto da manteiga temperada e leve ao fogo por alguns minutos.

Pra comer com a carne
Salada : Corte uns 12 tomates bonitos e maduros, em gomos, coloque em uma travessa e tempere com 2 colheres bem cheias de maionese, óregano, um pouco de azeite e sal, misture e deixe descansar por uns 20 min. na geladeira.
Cebola no espeto Espete algumas cebolas médias, com a casca mas sem a raiz. coloque no fogo e vá virando sempre. Quando amaciar, retire do fogo, tire as cascas, corte em gomos e tempere com sal, bastante azeite e óregano.

Churrasco:
2 Kg de Lingüiça
4 Kg de Costela de Novilho
3 Maminhas de 1 quilo e meio
1 Saco de Carvão
Sal Grosso ou médio
Farinha de Mandioca

Modo de Preparar
Espete as lingüiças ou coloque em grelha dupla. Peça para o açougueiro cortar a costela em tiras de 8 a 10 cm de largura, prefira a parte central da costela (janela), espete em espetos simples. As maminhas podem ir para a grelha. Se preferir tire um triangulo da parte mais larga da maminha, para ela ficar com jeito de lombo de porco e asse espetada. As aparas use para fazer um tipo de aperitivo, entremeado com cebola e pimentão. Acenda o fogo quando chegar o primeiro convidado , para não correr o risco de aprontar a carne antes do todos chegarem. Assador com horário, achando que é almoço, não se dá bem! Fogo pronto e parelho coloque as lingüiças mais em baixo e as costelas no alto. Asse as costelas com o osso para baixo. Deixe os ossos branquearem e, então vire o lado de cima para o fogo. Se for muito larga deixe assar de lado. Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe - sem exagero - sal grosso ou médio por toda a carne. Volte ao fogo e deixe branquear o sal. Nunca deixe a carne salgada antes de botar no fogo, é carne dura e seca na certa! É hora do uisquinho, cachacinha ou caipira, senão cerveja "mofada". Cuidado com o excesso de aperitivos, senão vai perder a fome na hora do churrasco. Quando a lingüiça estiver dourada coloque o pão para servir junto. Dê um tempo para o pessoal conversar, tomar mais uma, e ficar com fome de novo antes de tirar mais carne. Vá servindo aos poucos, na táboa, para não esfriar, corte (com uma faca boa e afiada) pedaços pequenos ou médios, não muito grandes , que são dificeis de cortar e que esfriam rápido. Evite a farinha de mandioca na táboa, use um prato fundo do lado da mesma. Intercale as bem passadas com as ao ponto (com caldo), para não haver reclamação. Costela tem de ser bem passada, a maminha deve ser cortada quando está rosada e com caldo. Experimente passar um pedaço de pão na táboa e colocar uma cebolinha temperada. Se a carne estiver "meio firme" corte em fatias bem finas, para facilitar a mastigação e minimizar a sacanagem do açougueiro. Cuide do assado até o fim, mantendo as carnes quentes e sem ressecar. Recomenda-se deixar um pedaço para mais tarde, pois depois das saideiras sempre dá uma fominha...

Recomendações:
- Não ficar mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Se faltar fogo, coloque alguns pedaços de carvão, com cuidado, por cima do braseiro, sem deixar muito pó de carvão.
- Deixe a carne aquecer bem antes de salgar. Retire a carne do fogo e espalhe o sal por cima. Só uma vez, a carne quente absorve bem o sal sem ressecar! Se ficar com excesso, bata a carne antes de servir.

Para imprimir esta página aperte Ctrl+P